
O Ceará tem 18 municípios entre os 20 brasileiros com maiores notas no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb) 2021. Sobral e Cruz empataram em 1º lugar na classificação nacional, que abrangeu 5.126 municípios de todo o País. Em seguida, figuram os municípios de Milhã no Sertão Central, e Ararendá, na região dos Sertões de Crateús.
O Secretário de Educação de Ararendá, Cassiano Oliveira, juntamente com sua equipe e o prefeito do municipio Alexandre Félix comemoram o resultado positivo, de muito trabalho, dedicação e compromisso da equipe, dos professores e alunos.
O Município de Ararendá está em 4° lugar em todo o Brasil e lidera na região dos Sertões de Crateús, sendo a maior nota da região.
O Ceará lidera ainda a estatística no Nordeste com nota 5,5, e fica atrás apenas de São Paulo nacionalmente.
O Índice engloba dados da Educação Infantil ao Ensino Médio de todas as redes educacionais que estão presentes no município: estadual, municipal e privada. Para compor o modelo, foi observada a relação entre três fatores: indicadores de resultado educacional, indicadores de insumos e processos educacionais e também controle de background familiar.