Policial

PMCE resgata um gavião-carijó e uma cobra corre-campo na Região do Cariri








30 de novembro de 2023 – 16:41
# # # # # #



O Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), resgatou, durante a quarta-feira (29), dois animais silvestres. Os resgates ocorreram nos municípios do Crato e Juazeiro do Norte, ambas localizadas na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado. Os animais passarão por um período de triagem e em seguida serão devolvidos à natureza.  

Os resgates tiveram início durante a tarde. Na ocasião, os policiais militares foram acionados acerca de uma cobra que foi encontrada no telhado de uma residência. A serpente medindo aproximadamente mais de um metro de comprimento estava lesionada. A cobra corre-campo foi localizada e capturada de forma segura, utilizando equipamentos e meios adequados. A serpente corre-campo não é peçonhenta, mas quando ameaçada torna-se agressiva, podendo dar bote e até morder. 

Durante a noite, os policiais foram acionados novamente para resgatar um gavião que foi encontrado dentro de uma residência localizada, no bairro Seminário, no município do Crato. A ave do tipo gavião-carijó estava com uma asa machucada e arisca. Chegando no local, a ave foi resgatada de forma segura, utilizando equipamentos e meios adequados pelos Policiais Militares. 

Os animais resgatados foram encaminhados para uma ong parceira da PMCE, onde passarão por um período de triagem e em seguida serão devolvidos à natureza. 

Dicas de prevenção de busca e resgate de animais:  

Mantenha distância e observe. Evite se aproximar ou interagir com o animal, pois isso pode causar estresse e comportamentos agressivos. 

Contate o Corpo de Bombeiros: ao avistar um animal silvestre em uma situação de risco ou que possa representar perigo para a comunidade, entre em contato com o Corpo de Bombeiros Militar ou órgãos de proteção ambiental. Eles têm equipes treinadas para lidar com resgates seguros. 

Evite alimentar animais silvestres: isso pode incentivar sua presença em áreas urbanas e pode levá-los a se aproximar de residências em busca de comida, causando conflitos e situações perigosas para ambas as partes. 

Mantenha seu ambiente seguro: verifique se a sua residência possui aberturas e rachaduras que podem servir de acesso para animais silvestres, como cobras. Mantenha portas e janelas bem fechadas, principalmente em áreas próximas a terrenos baldios ou áreas verdes. 

Conscientize a comunidade: incentive seus vizinhos a adotar práticas de prevenção e respeito aos animais, evitando atitudes que possam colocar em risco tanto os animais quanto os moradores. 

 




Fonte: SSPCE

Mais Notícias

Botão Voltar ao topo