Policial

Governo do Ceará convoca, em edital, 79 novos profissionais aprovados no último concurso da Pefoce








1 de dezembro de 2023 – 15:36
# # #



Esse aumento representa um crescimento de 13,3 % no quadro de servidores da Pefoce; e uma expansão de 35% em relação ao quadro atual de peritos criminais

Com o intuito de fortalecer ainda mais as Forças de Segurança do Estado, o Governo do Ceará anunciou, por meio do Diário Oficial do Estado, na noite dessa quinta-feira (30), a convocação de 79 aprovados no último concurso da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Esse aumento no efetivo representa um crescimento de 13,3 % no quadro de servidores da Pefoce.

Ao todo foram chamados 22 auxiliares de perícia, 40 peritos criminais, 12 médicos peritos legistas e 5 peritos legistas, que contribuirão de maneira substancial para a melhoria dos serviços de perícia forense no Ceará, fortalecendo as ações de segurança e contribuindo para a verdade e justiça.

A convocação representa também um investimento na capacidade do estado em lidar com investigações criminais de forma mais eficiente e especializada. A formação desses novos profissionais promete contribuir para o aprimoramento das atividades periciais, beneficiando toda a população cearense.

“Esse é um importante reforço na área da Segurança Pública do nosso estado. Os peritos exercem papel fundamental nas investigações e na elucidação de crimes. Desejo um ótimo curso para todas e todos os profissionais que estão ingressando na Perícia Forense”, disse o governador Elmano de Freitas.

Importância da perícia

O concurso, realizado em 2021, inicialmente reforçou a Segurança Pública do estado com a incorporação de 212 novos profissionais. O perito-geral da Pefoce, Júlio Torres, destacou a importância do incremento no número de profissionais e a integração com outras Forças da Segurança. “A convocação de 79 servidores da Pefoce é mais um investimento importante do Governo do Estado, que sempre vem investindo na segurança pública. Esse chamamento representa um incremento de 13,3% e é extremamente importante para que as atividades da Pefoce sejam desenvolvidas de forma mais eficiente. Sabemos que a Polícia Civil necessita de provas para compor os inquéritos policiais e a Perícia Forense é o órgão responsável pela formação, ou seja, pela elaboração dessa prova técnica que irá compor esses inquéritos policiais”, destacou.

O perito-geral também ressaltou a convocação de 40 novos peritos criminais, que representa um marco significativo para a estrutura da Segurança Pública no Estado do Ceará. Este contingente representa uma expansão de 35% em relação ao quadro atual de peritos, o que se traduz em um considerável reforço nas capacidades de resposta e investigação. “Esse incremento de 35% do quadro atual de peritos criminais será um grande fortalecimento da Segurança Pública no Estado do Ceará. A presença do perito criminal no local de ocorrência faz com que a gente atenda com maior celeridade, com maior propriedade, esses locais de ocorrências, que vai desde o crime de homicídio até o acidente de trânsito, ou seja, vários tipos de ocorrências que envolve a presença policial, onde o perito criminal vai fazer os levantamentos iniciais e coletar as informações ali no local de ocorrência”, comentou.

Júlio Torres também ressaltou a relevância da prova técnica produzida pelos profissionais da Pefoce, que tem impacto significativo nos inquéritos policiais e processos criminais no Ceará. “Nós poderemos auxiliar o sistema de justiça como um todo a chegar em provas e inquéritos mais robustos, com indicação de autoria, com materialidade, com prova técnica objetiva, com métodos científicos importantes para que a gente possa realmente chegar na autoria e a materialidade dos crimes. Esse auxílio da Perícia Forense será extremamente importante para a condução das investigações no nosso Estado”, reforçou.

Próxima etapa

Após publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), a matrícula se inicia na próxima segunda-feira (04), de forma on-line, a partir das 8 horas, no site da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), que também será a sede do curso de formação para a capacitação e desenvolvimento de habilidades práticas essenciais para a atuação eficaz no campo forense, que terá início no dia 8 de janeiro de 2024.




Fonte: SSPCE

Mais Notícias

Botão Voltar ao topo